PORTFÓLIO

Apresentamos aqui uma coletânea das nossas produções e criações, destacando algumas soluções desenvolvidas pelo KhaosLab. Explore as nossas iniciativas, onde a criatividade e a expertise convergem para transformar ideias em realidade.

Vitrine

Uma amostra de nossas produções, soluções e criações.

Tese de Doutorado

O processo de percepção de incertezas dos empreendedores de startups e suas heurísticas.

Frederico César

Artigo

As heurísticas empreendedoras de percepção de incertezas

Frederico César, Mario Salerno & Leonardo Gomes

Dissertação de Mestrado

Análise das práticas decisórias de novatos e experts no processo de inovação

Frederico César

Artigo

Proposing a Multilevel Approach for the Management of Uncertainties in Exploratory Projects

Leonardo Gomes, (...), Frederico César & Mario Salerno

Palestra

Inovação: uma nova ideia ou uma velha ideia nova

Frederico César

Palestra

Abrindo a caixa preta das heurísticas no processo decisório

Frederico César

Palestra

Inovação social - gerando a tecnologia para tornar sonhos reais.

Frederico César

Palestra

As heurísticas empreendedoras de percepção de incertezas.

Frederico César

Modelo - Expert e Novatos no processo de inovação radical e incremental

Modelo elaborado pelo Prof. Dr. Frederico César. Esse framekork sintetiza como os novatos e experts utilizam os modelos de inovação radical. Os modelos de gestão da inovação para são utulizados para lidar com incertezas, criar e validar heurísticas de decisão e difundir conhecimento. O expert em processos de inovações incrementais não será necessariamente um expert em processos com inovações mais radicais. Existem situações, como demonstra o nosso modelo, que o novato apresenta uma performance tão satisfatória, ou até melhor, que a do expert em contextos marcados por incertezas. Isso ocorre, por exemplo, quando um expert incremental decide inovar pela primeira vez radicalmente. O seu comportamento será muito semelhante ao de um novato radical. Nesse caso esse novato radical pode até apresentar resultados melhores do que esse expert.

Heurísticas de decisão: criar critérios, validar, replicar e estruturar suas decisões;

Incerteza: gerir e lidar com as incertezas do processo de inovação;

Aprendizagem: mecanismos de aquisição de competências e transmissão de conhecimento;

Modelo - As trajetórias de novatos e experts no processo de inovação

Modelo elaborado pelo Prof. Dr. Frederico César. Existem dois tipos de especialistas e novatos no processo de inovação: radical e incremental. As trajetórias possíveis dos inovadores, identificadas pela análise das entrevistas, são:

Trajetória 1 – De novato incremental a expert incremental.

Trajetória 2 - O expert incremental, comportando como novato radical, inovando radicalmente.

Trajetória 3 - De novato Radical a expert Radical.

Trajetória 4 - De expert radical a expert incremental.

As inovações radicais, devido ao alto grau de incerteza, geram insegurança nos investidores e acionistas. Quanto maiores as rupturas, menores serão as garantias de sucesso e informações disponíveis. Os especialistas optam, gradualmente, por evitar as incertezas e privilegiar opções mais seguras, reduzindo a tolerância ao risco. Esse especialista radical geralmente possui grande experiência de mercado, conhecimento das incertezas existentes, do seu produto/serviço e das tecnologias. Portanto, não tem dificuldades em propor melhorias e incrementos para os produtos/serviços desenvolvidos pela sua empresa. Ao passar a inovar incrementalmente, ele irá gradualmente se tornar um especialista incremental.

Modelo generalizado de Gamificação para o ensino de engenharia

Modelo elaborado pelo Prof. Dr. Frederico César, baseado nos métodos de Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Gamificação. O modelo foi elaborado para ser utilizado em qualquer disciplina do ciclo profissional dos cursos de engenharia. O curso da disciplina é dividido em três territórios:

Território do Mergulho: Trata-se das etapas iniciais da disciplina, nas quais os alunos irão investigar, contextualizar e aprofundar a compreensão sobre o problema apresentado como direcionador.

Território da Exploração: É o momento de pesquisar possíveis soluções existentes por meio do benchmarking, gerar soluções e validá-las com os usuários.

Território da Aplicação: Nesta etapa, os alunos irão prototipar, testar, experimentar e difundir a solução desenvolvida.

Este modelo foi pensado para ser aplicado em qualquer disciplina do ciclo profissional das engenharias, principalmente da engenharia de produção.

Modelo elaborado pelo Prof. Dr. Frederico César. O empreendedor assume como incerteza todas as suas perguntas que ele desconhece (ou não tem respostas). A disposição das etapas do processo de percepção lembram um funil. Isso se deve ao fato do fenômeno da percepção de incertezas do empreendedor ser um processo de redução da complexidade do futuro que ele está tentando perceber e atribuir sentido.

Em cada etapa do processo, o empreendedor vai afunilando as suas perguntas sem respostas até restar apenas aquelas que selecionou para priorizar ou/e ignorar. A percepção de incertezas afeta diretamente o processo decisório do empreendedor. A forma como ele percebe as incertezas tem um impacto direto em como ele identifica, seleciona, gerencia e mitiga as suas incertezas.

A percepção de incertezas é um processo de elaboração de perguntas sobre aquilo no futuro que o empreendedor não sabe ou desconhece. É um exercício de reflexão sobre a ignorância do futuro de tudo que possa estar relacionado com o negócio.

Modelo de Percepção de incertezas
DISRUPTO - Jogo para a criação e desenvolvimento de produtos disruptivos

DISRUPTO é um jogo que desafia os participantes a desenvolverem produtos físicos, passando por todas as etapas do processo criativo e enfrentando desafios reais do mundo da inovação. Ao longo do jogo, os jogadores percorrem um tabuleiro dinâmico, onde precisam definir problemas, gerar ideias, validar a viabilidade e apresentar um protótipo conceitual. Mas nem tudo é previsível – cartas de incerteza e caos introduzem mudanças inesperadas, exigindo adaptação e pensamento estratégico.

O jogo é flexível e acessível para diferentes públicos, podendo ser jogado por alunos do ensino médio, universitários, pesquisadores, gestores e equipes corporativas. Sua profundidade se ajusta ao conhecimento dos participantes, tornando-se uma ferramenta poderosa para ensinar desenvolvimento de produtos, inovação disruptiva e tomada de decisão em ambientes incertos.

Criado pelo Professor Doutor Frederico César, fundador do KhaosLab, DISRUPTO não é apenas um jogo, mas uma experiência imersiva que prepara os jogadores para transformar desafios em oportunidades. Seja em um ambiente acadêmico ou empresarial, a jornada começa no caos, mas o destino é a criação de algo novo e impactante.