KHAOSLAB - PROJETOS
Os projetos com os quais exploramos as incertezas para compreender o futuro.


Pesquisa aplicada às novas abordagens e conhecimentos propostos pela neurociência no aprendizado e ensino dos alunos com o uso de gameficação, I.A., metodologias ativas.


Pesquisa sobre os desafios, as incertezas e as oportunidades que o futuro reserva para o ensino de engenharia.




Investigação e pesquisa das incerteza pela perspectiva do indivíduo com a busca de avanços na compreensão da percepção e dos efeitos das incertezas em ambientes pouco explorados.
Pesquisa sobre a ação empreendedora em startups, com foco na gestão da incerteza no ecossistema de inovação de cocriação de valor e nas heurísticas de percepção de incertezas de tomada de decisão que moldam a ação empreendedora.
Gamificação no ensino de Engenharia
Pesquisa aplicada às novas abordagens e conhecimentos propostos pela neurociência no aprendizado e ensino dos alunos com o uso de gameficação, I.A., metodologias ativas.


O projeto "Gamificação no Ensino de Engenharia" tem como objetivo criar novas ferramentas, metodologias e modelos de ensino disruptivos, alinhados ao perfil da geração Z e Alpha, que nasceram e cresceram em um mundo totalmente digital e conectado à internet. Queremos preparar esses alunos para as incertezas do futuro e desenvolver no presente competências e habilidades que serão essenciais.
Para alcançar esses objetivos, faremos uso de inteligência artificial, neurociência, gamificação, teatro fórum, métodos criativos e metodologias ativas como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos. Essas abordagens inovadoras permitirão um repensar completo do ensino de engenharia, que ainda está amplamente baseado em técnicas e métodos de um mundo analógico.
O projeto visa promover uma verdadeira revolução no ensino, transformando a maneira como os futuros engenheiros são formados. Acreditamos que, ao integrar essas metodologias modernas e adaptadas à realidade digital dos estudantes, podemos não apenas tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, mas também preparar melhor os alunos para enfrentar os desafios e incertezas do futuro.
Futuro do ensino de Engenharia
Pesquisa sobre os desafios, as incertezas e as oportunidades que o futuro reserva para o ensino de engenharia.


O projeto "O Futuro do Ensino da Engenharia" visa estudar e pesquisar os desafios e oportunidades que o futuro reserva para o ensino de engenharia, com um foco inicial no curso de Engenharia de Produção. A pandemia da Covid-19 destacou várias questões nos cursos de engenharia, como a necessidade de ensino híbrido, a integração de novas tecnologias como gamificação, a evasão estudantil, a redução do número de ingressantes, o impacto das novas metodologias de ensino e os processos de avaliação. Além disso, investigaremos a percepção dos alunos sobre a relevância das disciplinas em sua formação.
Nosso objetivo é debater e explorar novos formatos curriculares, além de aprimorar a gestão e organização dos cursos de engenharia. Esperamos avançar na compreensão dos fenômenos relacionados à motivação e engajamento dos alunos nesse novo cenário educacional. Também analisaremos como as organizações e a sociedade percebem os cursos de engenharia oferecidos pelas universidades.
Esperamos também desenvolver novas metodologias disruptivas de ensino a partir do uso da inteligência artificial, das metodologias ativas, da neurociência e da gamificação. Criar novos ambientes de ensino alinhados com o perfil dessa nova geração de alunos e alunas que nasceram num mundo digital.
A disseminação do conhecimento produzido pelo grupo será realizada através de ebooks, podcasts, palestras em plataformas digitais, documentários e artigos científicos. Este projeto pretende contribuir para a evolução e melhoria contínua do ensino de engenharia, alinhando-se às demandas e expectativas contemporâneas.
A incerteza no processo de tomada de decisão dos indivíduos
Investigação e pesquisa das incerteza pela perspectiva do indivíduo com a busca de avanços na compreensão da percepção e dos efeitos das incertezas em ambientes pouco explorados.


O projeto "A Incerteza na Tomada de Decisão dos Indivíduos" tem como objetivo estudar e pesquisar a incerteza pela perspectiva do indivíduo. Esperamos avançar na compreensão da percepção e dos efeitos das incertezas em ambientes pouco explorados, como microempreendedores individuais de baixa renda, trabalhadores que exercem atividades de baixa visibilidade socioeconômica, empreendedores de subsistência, empreendedores de inovação social, modelos de negócios e startups em cidades que recebem royalties da mineração. Também exploraremos ambientes conhecidos, como o das startups de base tecnológica e grandes empresas.
Queremos trazer luz à compreensão de como esses indivíduos percebem, sentem, decidem, agem e são afetados pelas incertezas com as quais precisam lidar. Utilizaremos métodos criativos para investigar esses fenômenos e buscaremos formar uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. Empregaremos os novos conhecimentos e descobertas da neurociência, da economia comportamental e da psicologia comportamental, aplicando esses conhecimentos, de forma transversal, à luz do problema da percepção de incertezas e seus efeitos.
O objetivo do grupo é disseminar o conhecimento produzido por meio de ebooks, podcasts, palestras nos meios digitais, documentários e artigos científicos. Queremos desenvolver uma linguagem acessível para que os resultados obtidos possam ser socializados e compartilhados com as partes da sociedade historicamente excluídas.
Temático Fapesp - Gestão de incertezas em atividades de Inovação
Pesquisa sobre a ação empreendedora em startups, com foco na gestão da incerteza no ecossistema de inovação de cocriação de valor e nas heurísticas de percepção de incertezas de tomada de decisão que moldam a ação empreendedora.


O tema deste projeto é o processo de percepção de incertezas no julgamento e na tomada de decisão de empreendedores de startups de base tecnológica. Apesar de existir uma vasta literatura sobre gestão de incertezas e julgamento empreendedor sob incerteza, surpreendentemente há pouco conhecimento sobre como os empreendedores percebem as incertezas. Por percepção de incertezas, definimos o ato de reconhecer a existência de uma dada incerteza em uma decisão empreendedora.
O objetivo é diminuir essa lacuna, abordando a seguinte pergunta de pesquisa: como os empreendedores de startups percebem as incertezas? Do ponto de vista conceitual, abordamos o problema de pesquisa por meio da perspectiva das heurísticas. Heurísticas podem ser definidas como regras simples ou atalhos cognitivos que os indivíduos usam em seu processo decisório. As heurísticas de percepção de incertezas consistem em regras simples ou atalhos cognitivos para direcionar a atenção para aspectos relevantes do negócio nos quais eventualmente podem existir incertezas.
Investigamos as perguntas sem respostas que os empreendedores de startups estavam elaborando no início da pandemia da Covid-19. Na análise dos dados, propusemos um modelo do processo de percepção de incertezas e novas categorias de heurísticas de percepção de incertezas.
KHAOSLAB
Laboratório multidisciplinar dedicado a explorar e compreender as incertezas do futuro!
Email de contato
Newsletter
© 2024. All rights reserved.